terça-feira, 12 de maio de 2015

Celulares e redes sociais estão tornando as pessoas mal-educadas, diz estudo

people_phones_getty_300.jpg
(Getty Images/VEJA)


Os celulares e as redes sociais estão alterando o comportamento das pessoas, sugere um novo estudo, divulgado pelo site omio.com. Para a empresa, os novos dispositivos estão tornando seus usuários mais mal-educados do que antes da popularização de tais tecnologias.

A pesquisa, realizada com 1.035 pessoas, mostrou que mais de 50% dos voluntários ficaria feliz em atender o celular durante as compras. Cerca de 41% não se importaria em falar ao telefone durante o almoço, enquanto 10% atenderia a ligação em uma biblioteca sem qualquer constrangimento.

O levantamento apontou também que as redes sociais podem mudar o comportamento das pessoas. Sites como Facebook e Twitter, afirma o estudo, estão tornando conversas cara a cara uma coisa do passado. Segundo 50% dos entrevistados, a comunicação convencional faz com se sintam menos confiantes. Muitos dos voluntários que participaram da pesquisa afirmaram possuir amigos que raramente encontram pessoalmente, embora morem próximos. Para esse grupo de pessoas, a comunicação on-line é muito mais interessante e fácil.

O local de trabalho está se tornando mais impessoal, já que muitos funcionários preferem enviar e-mails a falar pessoalmente com o colega ao lado, sugere o estudo.

"Há claramente um perigo. Estamos nos tornando mais dependentes da conexão com a tecnologia. Estamos cada vez mais desconectados uns dos outros", afirmou Ernest Doku, especialista da Omio.

De qualquer forma, os pesquisadores ressaltam que as modernas tecnologias trazem benefícios à vida das pessoas, facilitando a comunicação entre amigos que moram em países diferentes e permitindo que mantenham contato de forma simples e barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário