quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Intel anuncia tecnologia de memórias que vai 'inaugurar os jogos em 8K'


A menos que você seja dono de um computador que está fora de realidade da maioria esmagadora dos jogadores da atualidade, então é provável que sequer tenha mal tenha começado a ter suas primeiras experiências com games em 4K. Isso, no entanto, não parecer ter impedido a Intel e a Micron de irem além e afirmarem ter produzido um salto tecnológico que logo nos permitirá aproveitar nossos jogos favoritos com 8K de resolução.
Gigantes no ramo dos semicondutores, as duas empresas se uniram para anunciar que começaram a produzir uma nova categoria de memórias. Com o nome 3D XPoint, a próxima geração de chips consegue atingir velocidades até 1 mil vezes mais rápidas do que as NAND que são usadas na maioria doscomputadores atuais. Com a novidades, os processadores poderão lidar com quantidade enormes de informação com uma rapidez sem precedentes.
“Por décadas, a indústria buscou formas de reduzir o tempo de atraso entre asCPUs e os dados para permitir análises muito mais ágeis. Essa nova classe de memória não volátil atinge essa meta e traz um desempenho que vai mudar o cenário das soluções de memória e armazenamento”, afirma Rob Crooke, gerente geral da Intel.

Superando barreiras

Os chips do tipo NAND vêm agindo como o padrão da indústria desde sua chegada, em 1989. No entanto, o avanço das tecnologias exige um desempenho que esses componentes datados não conseguem fornecer e eles passaram a funcionar como um gargalo para PCs com mais desempenho. Com o 3D XPoint, companhias como Google e Facebook poderiam incrementar suas iniciativas de aprendizado de máquinas e inteligências artificiais.
Similarmente, médicos e pesquisadores poderiam contar com sistemas capazes de rastrear doenças em tempo real. E os vídeo games, por sua vez, poderiam atingir níveis de detalhes que hoje soariam como algo impensável, como os 8K citados pela Intel. Enquanto os chips atualmente presentes em consoles como oPlayStation 4 e o Xbox One muitas vezes sofrem para chegar aos 1080p, a novidade não teria problema para atingir 7.680p.
Agora nos resta apenas começar a juntar a pequena fortuna que será necessária para comprar as placas de vídeo e monitores capazes de reproduzir os games em 8K. Também não podemos esquecer dos aparelhos de realidade virtual e... talvez seja melhor pensar logo em uma forma de ficar rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário