quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Nvidia traz placa de vídeo top de linha de PCs para laptops

Nvidia GTX 980 para laptops

     Share          

A Nvidia anunciou hoje que levará suas placas de vídeo GTX 980 para laptops. Não se trata de uma versão menor da placa de vídeo, como a GTX 980M. Essa será a primeira vez que uma placa de vídeo para computadores portáteis oferecerá performance comparável à de desktops.

A GTX 980 é uma das placas de vídeo de melhor performance da Nvidia. Ela consegue tranquilamente rodar os jogos mais recentes em resolução 1080p a 60 quadros por segundo, e é "totalmente certificada pela Oculus", o que significa que ela estará apta a rodar jogos para o sistema de realidade virtual do Facebook.

A peça de hardware também será a primeira placa de vídeo para laptops completamente destravada. Todos os laptops vendidos com ela, segundo a Nvidia, virão com software da empresa que permite fazer o overclock da placa, além de ajustar limites de temperatura e velocidade dos ventiladores de refrigeração, por exemplo.

Adaptação

Ao site PC World, o diretor geral da Nvidia Kaustubh Sanghani disse que foi necessário um esforço enorme para reduzir o tamanho da placa para fazê-la caber em laptops. Foi necessário mudar sutilmete o design da placa para impedir interferência entre os circuitos que levam da GPU à RAM da placa, e para oferecer mais energa ao sistema de processamento de gráficos.

De acordo com o site de jogos Gamespot, a placa para laptops teve desempenho apenas sutilmente inferior ao de sua versão para desktops nos benchmarks de Tomb Raider e deMiddle Earth: Shadow of Mordor: a diferença de performance entre as duas versões foi inferior a 5%.

Laptops Gamer

A empresa já anuncou também parcerias com algumas montadoras, como a Asus e a MSI, que venderão laptops com suas placas de vídeo. Esses dispositivos serão voltados paragamers atrás do melhor desempenho (e provavelmente dispostos a investir bastante dinheiro nisso).

Com essas novas placas e a nova geração de processadores da Intel, que promete oferecer uma melhora significativa na performance e no consumo de energia de computadores portáteis, é bastante provável que laptops voltados para gamers vejam uma melhora considerável em seu desempenho num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário