terça-feira, 27 de setembro de 2016

22 curiosidades engraçadas e nojentas sobre o corpo humano


Selecionamos 22 curiosidades engraçadas, nojentas e super estranhas que você não sabia, confira e fique por dentro do que acontece no seu corpo, coisas que você não sabem para qual finalidade agora ficará sabendo.
Como a gente baba?

Uma pessoa produz até 2 litros de saliva por dia (umas 6 xícaras de baba… Eca!). A saliva é produzida por glândulas da boca e mantém a região úmida, combatendo vírus ebactérias, além de ajudar na hora de engolirmos os alimentos. A produção de saliva também aumenta quando pensamos ou sentimos o cheiro de uma comidinha gostosa. Algo que dê água na boca!

Pra que serve a cera?

Ter cera no ouvido nem sempre é sinal de falta de higiene. A cera, ou cerúmen, é produzida por glândulas e serve para proteger a região de poeira e de micro-organismosque podem causar infecções. Por isso, não se deve retirar toda a cera que existe dentro do ouvido. Limpe apenas a que fica pelo lado de fora
O chulé é formado de que?

Quando você usa tênis por muito tempo, os pés transpiram. Aí, bactérias e fungos que se alimentam de suor e de restos da pele fazem a festa, liberando substâncias fedidas. O cheiro fica abafado e, ao tirarmos o calçado, sai aquele fedor horrível!
Por que espirramos?

O espirro é uma forma de defesa. Ele serve para eliminar do corpo bactérias, vírus e sujeiras que irritam o interior do nariz ou os pulmões, empurrando com toda a força um jato de ar – pelo nariz e também pela boca. Ao fazer isso, tudo o que está no caminho é expulso (inclusive meleca). Um espirro pode chegar a 150 quilômetros por hora. Que ventania!
Pra que serve o sangue?

O sangue é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio e gás carbônico) e pela defesa do organismo. Um adulto tem uns 200 mil quilômetros de veias,artérias e vasos, por onde passam cerca de 5 litros de sangue. Ele dá uma volta completa pelo corpo a cada minuto.
O estômago aumenta

Quando vazio, o estômago tem um volume de 50 mililitros. Porém, ele pode aumentar a capacidade em 80 vezes se você comer sem parar. Isso equivale a 3 ou 4 litros de comida!
Pra que servem os pelos das sobrancelhas?

Por dia, surgem uns dez fios novos nas suas sobrancelhas. Eles servem para que sujeiras e gotas de suor não caiam dentro dos olhos.
Como funciona o soluço?

De repente, o corpo sacode e as cordas vocais produzem um ruído. Lá vem o soluço! Ele geralmente ocorre se comemos ou bebemos depressa. Então, o estômago incha, pressiona o nervo frênico (que fica na coluna vertebral) e altera o funcionamento do diafragma (responsável pela entrada e saída de ar). O soluço passa em alguns minutos. Mas o livro dos recordes registrou um que durou 57 anos!
Cabelos são quase indestrutíveis!

Nós temos cerca de 100 mil fios de cabelo e cada fio cresce uns 20 centímetros por ano. E, acredite, o cabelo é quase indestrutível! Múmias de milhares de anos foram encontradas ainda com cabelos. Os fios só temem o fogo, capaz de destruí-los em segundos!
Quantos músculos nós temos!

Temos 650 músculos com funções diferentes. Há muitos deles no rosto: só para sorrir usamos 17 músculos. E, para fazer uma cara bem feia, perto de 42.
Pra que serve o suor?

O suor aparece sempre que sentimos calor ou praticamos esporte. Ele é produzido para resfriar o corpo, que precisa ficar com temperatura em torno dos 36,5 graus Celsius, para que tudo funcione bem. A maior parte do suor é composta de água e o mau cheiro vem de bactérias que vivem na pele.
As unhas das mãos crescem maisAs unhas das mãos crescem quase 1 centímetro por mês, quatro vezes mais rápido que as dos pés. Isso porque movimentamos mais as mãos e a irrigação sanguínea é maior.
Por que ficamos vermelhos de vergonha?

Quando ficamos com vergonha, o cérebro envia mais sangue para os músculos, deixando-nos pálidos. Em seguida, os vasos sanguíneos do rosto se enchem depressa, fazendo mais sangue fluir nas bochechas e deixando a pele rosada. Os cientistas ainda não sabem qual é a função disso – além de nos deixar ainda mais envergonhados.
Quanto xixi fazemos por dia!

Depois de beber muita água, dá aquela vontade de fazer xixi. O líquido se forma nos rins e é composto de água, minerais e substâncias presentes nos alimentos e nas bebidas que ingerimos. Em média, todo dia, fazemos xixi suficiente para encher 1 latinha de refrigerante.
Nariz, catarro e meleca

O nariz pode perceber até 6 850 cheiros diferentes. O catarro e a meleca são produzidos por glândulas da mucosa do nariz e funcionam como uma tela de proteção contra invasores.
O maior órgão do corpo!

A pele é o maior órgão do corpo. Ela protege os órgãos internos, controla a temperatura, deixa os músculos e ossos no lugar e ainda permite o tato.
Quantas papilas gustativas nós temos?

Na boca, temos 10 mil papilas gustativas, pequenas saliências na superfície capazes de sentir os sabores.
Quantos ossos tem o nosso corpo?

Todos nascem com uns 300 ossos. Na idade adulta, alguns deles se unem e ficamos com cerca de 250 ossos.
Por que os velhinhos têm orelhas e narizes grandes?

Já reparou que as pessoas mais velhas costumam ter orelhas e nariz enormes? É que esses órgãos nunca param de crescer. Isso acontece porque eles são formados por uma cartilagem que não endurece. Mas nada de pânico! As orelhas e o nariz aumentam pouco de tamanho ao longo da vida. Eles crescem cerca de 1,2 centímetro a cada 50 anos.
Por que piscamos?

Piscar é essencial, porque espalha lágrimas sobre os olhos, para limpá-los e lubrificá-los. Se a região não ficar bem úmida, as córneas (películas na frente de cada olho) secam e você para de enxergar. Por isso, piscamos cerca de 400 milhões de vezes por ano!


Por que soltamos pum?Todo mundo solta vários puns por dia. Na verdade, é normal liberarmos quase uma garrafa PET (1,9 litro) desse gás diariamente. O pum vem da digestão dos alimentos: o sistema digestório tem bactérias que, enquanto trabalham, liberam gás metano, que é fedido e precisa ser eliminado. Daí vem o pum…
O que é o pus?

Líquido de cor amarela ou esverdeada, o pus é uma forma de defesa do organismo contra uma lesão provocada por fungos ou bactérias. Quando nos machucamos, as células dedefesa entram em ação e fabricam a secreção para combater e matar os invasores. Quando o pus tem um cheiro ruim, é sinal de que a lesão foi causada por infecção de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário